Laboratório de Manuseio Coreográfico

Coreografias de tensões e listas

anotações coreográficas
por Camila Venturelli

#BARRAR

o vírus a água o sol o movimento do rio dejetos pensamento um tiro os ladrões os impulsos as crises a rua uma fala um pensamento os carros você uma manifestação as pessoas uma pessoa a praia a entrada a saída a imaginação a loucura a medicação o pensamento crítico o mau hálito a censura

#ABRIR

  um sorriso  a cabeça o coração a porta a boca as mãos as pernas os dedos  os botões da blusa que voce usava o zíper a janela abrir o caderno a cerveja a mochila a garrafa a panela os olhos a boca a cortina os braços um negócio o semáforo uma academia de ginástica o show uma empresa o pão a abóbora o pacote de biscoito a carteira a mão o estojo

#SUSTENTAR

o olhar a pausa a cabeça uma postura a perna um gesto a respiração a desistência um argumento a crença o fluxo a passagem do tempo a mentira a verdade alguém uma criança no colo o wi-fi um peso a esperança o próprio peso o desejo a palavra um modo a vida a merda a paz a revolta o amor a escuta o que se disse a presença a risada o humor uma bandeja a sanidade mental o cansaço a amizade as relações uma nota uma contração uma queda um ritmo um impulso uma intenção se sustentar na vida a vitamina D a vontade o ânimo a pausa o tédio a voz a repetição o coração o grito a emoção os braços as asas o voo a caminhada o giro a queda a espiral as vogais uma canção o pensamento uma imagem o movimento a vontade de mover a dança o apoio um impulso uma abertura uma torção uma ponta um close a cena uma conversa o cochicho a escuta a fofoca a risada os dentes o enquadramento

#DESISTIR

da tensão da atenção de resistir de insistir de cair dos outros de sustentar de argumentar de estar da família de um plano da morte da realidade do vício de correr dos impulsos da pausa do amor de malhar de sofrer da dieta do facebook das redes da imagem da fala da fé do querer de esticar o pé de pentear o cabelo da desistência de dormir de se apaixonar da cena de mudar do ataque de si de se defender de expectativas do Brasil de morar no Rio de Janeiro da dívida do encontro de tentar de entender de mudar de chorar de apagar de esquecer de colecionar de lembrar de tentar sozinha da verdade de falar a verdade de ocupar de atender do prazer das ideias do gozo do corpo de depilar de beijar de fingir de um padrão de mover de gritar de sentir do equilíbrio do tônus de uma abertura do antes de uma torção das pontas do observador do enquadramento

#OGESTO

“O gesto é alguma coisa que está sempre mudando na relação com o ambiente, ele está em constante atualização o tempo inteiro, porque ele é sempre uma resposta ao ambiente externo e ao ambiente interno. É alguma coisa que está o tempo inteiro passível de transformação pelos inputs que recebe. A partir do que é o contexto, mas também a partir das respostas que ele gera.”

#CRIARMEMBRANA

Cada pessoa tem um equilíbrio fluido-membrana diferente –  uma  característica  constitucional  básica  que  também  pode variar  de  um  momento  a  outro.  Esse  equilíbrio  revela  muito sobre nossos padrões de movimento, de relacionamento, de comunicação, de expressão e de transformação. Eles se expressam na  nossa  capacidade  de  modulação  tônica,  de  adaptabilidade, de mudança de um estado a outro, de manter uma determinada postura ou de sustentar um gesto. Enquanto os fluidos nos proporcionam  a  possibilidade  de  deixar  acontecer,  de  ir  com as  marés  –  em  um fluxo  de  movimentos,  de  pensamentos,  de emoções – as membranas nos fornecem continente, estrutura, proteção.  Um  desequilíbrio  que  pese  demasiado  para  o  lado dos  fluidos  pode  favorecer  a  indiferenciação,  o  caos,  a  perda de  si  e  do  mundo. E,  opostamente,  apoiar-se  excessivamente nas membranas pode levar à rigidez, à intolerância, à perda das trocas com o mundo. Fluidos e membranas se necessitam mutuamente para o bem-estar e equilíbrio das células e da vida.” 

 

trecho do artigo “UMA EXPERIÊNCIA SOMÁTICA EM DANÇA ENTRE FLUIDOS E MEMBRANAS” de Dani Lima. 

palavras relacionadas à membrana

PALAVRA

PASSAPORTE PARA ESTAR

ESPAÇO

LINHAS

APOIO NA ARQUITETURA DA CASA

DIREÇÃO

PAUSA

RESISTÊNCIA

INTEGRIDADE IMPOSTA

OLHO ABERTO

MEDO

SEMÂNTICA

ESCADA

TERRITÓRIO

FIRMEZA

MANCHA

INTENSIFICAR

ORGANIZAR

PRESENÇA

SEPARAR

FIGURA

DIFÍCIL

JOELHO MACHUCADO

MOLDAR

GOLE D´ÁGUA

#COMOMOVER?

 

No ramo da infectologia, o pensamento de eliminar os chamados ‘vetores de contaminação’ predomina diante dos esforços governamentais, midiáticos, corporais, civis (na melhor das hipóteses)….////// 

E quando o vetor de contaminação é justamente um corpo humano – diante de uma doença que ataca a própria espécie ? → Quarentena, gestos barreiras, negações, extermínios dolosos (?) … // Pois sim, os corpos mortos não são os que mais favorecem o contágio, são os corpos vivos/respirantes que o fazem -> os corpos vivos querem se manter vivos, e para isso há a condição lógica de se aceitar como um vetor- como uma possibilidade de morte para o outro –> ao aceitar isso, estes corpos são obrigados a complexificar os gestos de expansão em relação a sua própria vida–> ao complexificar tais gestos, somos obrigados a repensar as esferas de valoração do nosso mover no mundo….. -> isso requer a ressignificação de alguns acordos simbólicos, acordos não assinados que sempre perpassam o “estar” e suas comunicações;; e onde há ‘símbolos’ há barganha semiótica/ onde há símbolo, há guerra. ///logo>: como mover? Como perceber as ressignificações de moveres sutis em ossos, músculos, células..??

Rebeca Tadiello

 

#CRIARANTICORPOS

Que ações, gestos e situações te nutrem e te fortalecem a partir de dentro?

 

Quais são seus anticorpos?

Que anticorpos você ofereceria pro mundo?

Para si   ME DEMORAR EM UM ABRAÇO MERGULHAR NO MAR CULTIVAR PLANTAS ESFREGAR A MÃO NO PEITO DORMIR COM A MÃO NO CORAÇÃO RESPIRAR FUNDO FECHAR OS OLHOS POR ALGUNS INSTANTES LER FEMINISTAS CHEIRAR UMA ROSA FAZER TAREFAS MAIS LENTAMENTE TOCAR MEU CONTORNO LEMBRAR DE MEMÓRIAS BOAS DANÇAR O QUE DÁ VONTADE ARREDONDAR-ME

CAMINHAR AO AR LIVRE SEM DESTINO BOTAR A CARA NO SOL ABRAÇAR  DEITAR NA REDE TOMAR/PASSAR UM CAFÉ COMPARTILHAR UMA REFEIÇÃO CONVERSAR DORMIR DE CONCHINHA AUTO-MASSAGEM CONTEMPLAR/ESTAR NA NATUREZA MEXER NA TERRA TOMAR BANHO DE MAR E/OU DE RIO TOCAR UM INSTRUMENTO DANÇAR SEM OUTRO MOTIVO QUE NÃO A VONTADE DE DANÇAR OFERECER O CORAÇÃO OLHAR PRO CÉU GRITAR QUANDO TO COM RAIVA ANDAR DE BICICLETA CUIDAR DAS PLANTAS ESTAR COM MEU CACHORRO FECHAR OS OLHOS E RESPIRAR

dizer não quando verdade; mover junto; tirar férias; dormir de conchinha; dançar/me mexer; ouvir música; cuidar das plantas; dar risada; chorar; tomar sol; subir num lugar alto; ficar pelada; nadar em água gelada; tomar café da manhã; ficar de ponta cabeça.

respirar, relembrar bons momentos; fingir demência, malhar, assistir filmes e séries; falar para pessoa que você gosta que você gosta dela; pensar-criar; fritar o cu, zuar com os amigos; tomar café; improvisar em asfaltos/pistas de skate; brincar de ser android; desistir.

Para o mundo 1. TOCAR 2. ABRAÇAR 3. DIZER BOM DIA 4. FAZER RIR 5. IMAGINAR 6. BRINCAR 7. COMPARTILHAR O QUE SABEMOS E O QUE NÃO SABEMOS 8. CRIAR 9. QUESTIONAR 10. ESCUTAR 11. MUDAR OS PONTOS DE VISTA

1. se expor; 2. expor uma dúvida;  3. expor ao diferente;           4. mandar mensagem de ‘oi’;  5. dizer ‘oi’;  6. convidar a mover;  7. dar a mão; 8. não pagar dívida;  9. sentar na grama;  10. inventar TAZ.

1. DAR AULAS DE DANÇA 2. ESCUTAR 3. ENCORAJAR UMA MULHER A REAGIR A UMA SITUAÇÃO OPRESSORA 4. LER FEMINISTAS 5. DANÇAR JUNTO COM OUTRAS PESSOAS 6. OFERECER UM TOQUE 7. DANÇAR A VONTADE DE MOVER 8. DANÇAR UMA MÚSICA 9. CULTIVAR PLANTAS 10. CHEIRAR AS COISAS

1. dizer sim quando verdade; 2. falar por quem não pode; 3. saber quando não falar; 4. abraçar; 5. ouvir; 6. mover junto; 7. dar a mão.

(listas escritas pelas criadoras durante o processo de criação para o vídeo 3: “não esquecer dos gestos de acolhimento”)

#FLUIR

“Cada pessoa tem um equilíbrio fluido-membrana diferente –  uma  característica  constitucional  básica  que  também  pode variar  de  um  momento  a  outro.  Esse  equilíbrio  revela  muito sobre nossos padrões de movimento, de relacionamento, de comunicação, de expressão e de transformação. Eles se expressam na  nossa  capacidade  de  modulação  tônica,  de  adaptabilidade, de mudança de um estado a outro, de manter uma determinada postura ou de sustentar um gesto. Enquanto os fluidos nos proporcionam  a  possibilidade  de  deixar  acontecer,  de  ir  com as  marés  –  em  um fluxo  de  movimentos,  de  pensamentos,  de emoções – as membranas nos fornecem continente, estrutura, proteção.  Um  desequilíbrio  que  pese  demasiado  para  o  lado dos  fluidos  pode  favorecer  a  indiferenciação,  o  caos,  a  perda de  si  e  do  mundo. E,  opostamente,  apoiar-se  excessivamente nas membranas pode levar à rigidez, à intolerância, à perda das trocas com o mundo. Fluidos e membranas se necessitam mutuamente para o bem-estar e equilíbrio das células e da vida.” 

 

trecho do artigo “UMA EXPERIÊNCIA SOMÁTICA EM DANÇA ENTRE FLUIDOS E MEMBRANAS” de Dani Lima. 

palavras relacionadas aos fluidos

 

 

DESMANTELADA

CARTA BRANCA

PREVER

SENTIR O VENTO

ÂNSIA

DOR DE CABEÇA

MEDO

GIRAR

AMOR

PRAZEROSO

TORTO

DEMÔNIO

JUNTO

BABAR

RESPIRAR COM DIFICULDADE

ESCORREGAR

DESISTIR

LÍNGUA

OLHOS FECHADOS

TRANSITAR ENTRE SENSAÇÕES

XAVECO

PERDER BASES

SOM PRÉ-PALAVRA

SEM FORMA

BOIAR

TRANSAR

ABRAÇO

BEIJO DE LÍNGUA

BALANÇO

LESÃO

CARINHO

CONCHINHA

VIBRAR

APOIAR-SE NO CHÃO

JOGO DE ATENÇÕES

 

#HABITARAIMAGEM

Procedimento coreográfico:

 

Emoldurar-se na paisagem; Estar no espaço como coisa; Ceder à pretensão do fazer, apenas estar e deixar que as coisas aconteçam; Ser parte; Também chamamos de paragem; 

Ser vista de outro ponto de vista, mais do que ver.

#OQUEHÁNAFALTA?

suspensão ausência desistência aperto no peito memória silêncio voz cheiro outras janelas sensações endereço falta não nomes possibilidades saudade possibilidades de preenchimento estrutura índice ideias vontades espaço oportunidade vazio perspectiva luto projeto percepção osso melancolia tempo acúmulo temperatura interrupção desfoque suspenção engasgo gravidade desistências estar atualizações lembrança da presença sobras obras objetos sem uso memórias estrutura objetos que lembram pessoas conteúdo negação aperto no peito não saber liberdade ruído branco verdade ansiedade depressão desmoronamentos pergunta tentativas de sustentação choro outros modos de encontro entre falta de vontade muita vontade pesar gestos sem sentido atropelos gestos com sentido gestos antigos escolhas semântica da negação buracos gestos aprendidos poros ar pelos peso batimentos cardíacos coração tambor inaudível gambiarra esforço abandono do esforço frustração desespero descoberta plantas invenção procura pouco tempo pra muita arte pouca arte pra muito tempo improviso trava liberação presença fluxo mínimo membrana espassa corpo inquieto corpo inventivo pausa preenchimento impossibilidades densidade preguiça pulsação impulsos vaga clareira abertura desaparecimento vão incógnita dificuldade de ver o horizonte procura neblina tentativas de ver o horizonte múltiplas escolhas ouvidação abstinência

#ZOOMIN

Procedimento coreográfico

Mover-se em relação a um ponto de vista, emoldurar e/ou aproximar o(s) gesto(s) enquanto move; Dar relevância a um gesto específico, a um detalhe dele ou uma parte do corpo – em relação à tela, a um ponto de vista ou a si mesma; Em relação à tela, mover-se em fluxo se aproximando e se distanciando da tela emoldurando o(s) gesto(s) enquanto move; Revelar o detalhe

#ZOOMOUT

Procedimento coreográfico

  Mover-se distanciando-se de um ponto de vista, revelando camadas do gesto: corpo, ambiente, paisagem. Integrar-se à paisagem/ambiente; Ser parte de um todo; Em relação à tela, repetir um mesmo gesto ou mover-se em fluxo se distanciando, de modo a ressignificar o gesto a cada novo enquadramento de corpo/ambiente. Estado de escuta ao gesto que os estares em determinado ambiente sugere.

Sustentar a falta

 

Habitar o vazio. Habitar a imagem.

fazer. desistir. buscar. ficar.

moldar. fundir. escorrer. des usar.

desfazer. desmontar. não saber.

parar.

paragem como procedimento.

deixar o gesto não acontecer.

é bom ver o vento acontecendo. as coisas acontecem enquanto o gesto dura muito tempo. coreografia em que o ambiente protagoniza o gesto. o corpo desaba e sustenta ao mesmo tempo. um gesto que se dá nessa contradição gravitacional ampliada. é menos e mais denso. a coreografia de pouco gesto e muito espaço revela o silêncio, o vazio. gesto é testemunha do acontecer das coisas.

vozes se entrelaçam no tecido da imagem como gestos. uma escrita coletiva do saber de si em experiência.

Diferenças e semelhanças dispostas na tela que as apresenta enquanto lista. Acasos. Coincidências. Simultaneidades. Correspondências entre corpos, estados, abandonos e insistências. manuseios de tensões entre sustentações e desistências. entre querer e desistir. entre o desejo e a possibilidade. ceder, ceder e ceder. buscar o estado que precede a ação. assistir à vontade. deixá-la passar.

Barrar em gesto

 

Listar em gestos. Coreografias de atenção e repetição. gestos como manuais vivos. observar os gestos em si. revalorizar a repetição exaustiva e necessária do cotidiano pelo seus manuseios: sublinhá-lo. pausas. scratches, repetições. mudanças de velocidade. intensificar tensões. sustentá-las. assumir o pré-movimento enquanto início do gesto. tornar o gesto consciente de novo. presença no fazer, ser espectadora de si mesma.

Categorias coreográficas de corpo e câmera: distanciar, barrar com os braços, barrar com as mãos, barrar com o rosto, com os olhos, com a boca. barrar com objetos. barrar em gestos. plano aberto, plano americano, plano médio, recorte, detalhe, detalhe, detalhe. acessar uma qualidade de listagem no corpo, em movimento. a edição do movimento e do enquadramento é no fazer do gesto. 

Início, meio e fim. transições. Coreografia de desvios. Contempla os grandes desconfortos em pequenos gestos. os micro movimentos do desconforto do encontro nos olhos, nos dedos, no tronco, nos pés. franzir, fechar o quanto for possível e ainda ver. fechar e sumir ao outro que é a câmera. Um contra gesto. O gesto que acontece de si pra dentro. entrar pra dentro de si. Inversamente, ao entrar para dentro, há um vetor tonificado em outra direção. que desvia, que puxa, que arranca. tensão de picos, acentos, sustentações, expansões e recolhimentos. Membranas sempre rígidas. Barreiras celulares.

Não esquecer dos gestos de acolhimento

 

gestos afirmativos. enunciados para manter a vitalidade. vivificar os corpos. nutrir-se. ofertar anticorpos. o que podemos imaginar na condição em que estamos. o que podemos sonhar, ficcionalizar e poetizar. O que nos nutre em listas expandidas em corpo e espaço. o que o gesto organiza, dá a ver, dá vida e transforma. é individual e é junto. é para si e é com o outro. som que toca. imagem que sussurra. sussurros como um gesto de saudade. um gesto extinto.

coisas próximas. o micro – a casa corpo. e o macro – a casa casa e a casa mundo

coreografia das imagens, das fotografias em sequência e dos seus entres. coreografia do aparato, da condição.

um sonho sonhado de danças de pele. desejos de um caderno coreográfico: ver a dança acontecer. danças de pele com pele. listar em gesto qualidades de toque. deslize contínuo, permanência pesada, dedilhar suave. a tensão do fluir. movimento em fluxo contínuo. movimento mais fluido e menos membranoso. do profundo da pele ao ar entre as partes do corpo, entre o corpo e a casa, entre as telas.

escutar as plantas. dançar com elas.