Laboratório de Manuseio Coreográfico

Sobre

O Laboratório de Manuseio Coreográfico é uma plataforma de pesquisa e criação em dança interessada no gesto e suas articulações sensíveis, poéticas e políticas. Foi criada em 2015 e é conduzida pela artista da dança, pesquisadora e educadora Camila Venturelli que, desde então, estabelece diferentes parcerias para o aprofundamento de uma pesquisa artístico-pedagógica-acadêmica. Desenvolve uma pesquisa de linguagem continuada apoiada em abordagens somáticas do corpo e estudos coreográficos do gesto para construir uma poética que se dá no diálogo entre o pensar e o fazer, e entre o fazer e o sentir. Tem o gesto como seu foco principal de pesquisa, em uma abordagem que o entende como ação de percepção, memória, individualidade e coletividade.

Desenvolveu-se em residência artística no Centro de Referência da Dança de São Paulo, entre 2015 e 2018, por meio de laboratórios de criação, performances, experimentos cênicos, grupos de estudos e oficinas. A partir de 2017, integrou as pesquisas do LADCOR – Laboratório de Dramaturgias do Corpo, coordenado pela artista, professora e pesquisadora Helena Bastos, orientadora da pesquisa de mestrado de Camila Venturelli: “Cartografar o cotidiano: gestos pelo manuseio de tensão”, da qual o LMC foi plataforma para o desenvolvimento da pesquisa.

Entre os trabalhos desenvolvidos estão a performance RESTA (Proac/2023 Ações inéditas em Performance) realizado em parceria com a musicista e thereminista Julia Teles, “Partitura para mãos” (ATLAS Program/Impulstanz 2022),  “Gestos Barreiras – série de videodanças” (Proac Expresso LAB 2021), Segredo de Lindonéia (Proac/2014 Primeiras Obras de Dança), entre outros.

Camila Venturelli é artista da dança, pesquisadora e professora, residente em São Paulo. Mestre em Artes Cênicas pela USP, bacharel em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP. Formada bailarina clássica pela Escola Nacional de Ballet de Cuba. Fundou e coordena, desde 2015, o Laboratório de Manuseio Coreográfico. Atua na prática artística e pedagógica da dança em diferentes contextos há 18 anos, flertando com práticas da educação somática e estudos do gesto, que alia às suas formações em dança contemporânea e dança clássica. Como bailarina, coreógrafa e preparadora corporal, também desenvolve projetos em parceria com outros artistas e companhias.
www.instagram.com/camilaventurelli