Laboratório de Manuseio Coreográfico

Residências artísticas e Colaborações

O Laboratório de Manuseio Coreográfico se desenvolveu como residência artística no Centro de Referência da Dança, de 2015 a 2018. Neste período realizou uma série de laboratórios de criação, grupos de estudos e oficinas, tecendo diferentes parcerias em uma pesquisa artística e pedagógica. Também integrou o LADCOR – Laboratório de Dramaturgias do Corpo, de 2017 a 2019, coordenado pela artista e professora Helena Bastos, na Escola de Comunicação e Artes da USP. Desde então, através da artista Camila Venturelli, vem transitando por diferentes contextos e parcerias.

Residência artística no ATLAS – Choreographic Training Program, no Festival Impulstanz, em Viena, Áustria, em Julho e agosto de 2022.

Grupo de Estudos Manuseio do Cotidiano: gesto e memória em tensão – 2018

O grupo convidou mulheres para trabalhar a partir de gestos relacionados a memórias de temporalidades distintas como matéria sensível. Neste contexto, foram desenvolvidos e experimentados diversos procedimentos coreográficos a partir de repertórios gestuais individuais e coletivos que fizeram parte do Caderno de Manuseio Coreográfico, dissertação de mestrado de Camila Venturelli. 

 

Grupo de estudos Manuseio do gesto – 2016

A partir do estudo do gesto como ingrediente coreográfico, investigou-se modos de fazer dança que exploram a relação poética entre gesto, palavra e imagem, desenvolvendo procedimentos de criação e escrita coreográfica. Ao final do semestre, foi realizada uma abertura de processo e a confecção de uma publicação independente – Zine #Gestografias com as escritas do processo. Com Caroline Amaral, Felipe Stucchi, Gabriela Branco, Pietro Morgado e Vivian Cardozo. Coordenação: Camila Venturelli.

Outras colaborações

 

Dança entre sentidos: gesto, percepção e linguagem – 2018 (foto)

Oficina colaborativa com Camila Venturelli, Julia Salem e Sérgio Basbaum sobre práticas e proposições teóricas que emergem de questionamentos sobre o gesto.

Realizado no Centro de Referência da Dança – fevereiro/2018

 

 

Laboratório para estar junto, com Marcus Moreno

LAB de partilha de estudos coreográficos conduzido por Marcus Moreno como parte de seu projeto Estudo para o encontro. Foram partilhados e experimentados procedimentos coreográficos coletivos a partir da ideia do manuseio de tensão.com participação de Artur Hiroyuki, Bianca Hisse, Camila Venturelli, Igor Morais, José Artur Campos, Teresa Moura Neves, Thiane Nascimento. Realizado na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

 

 

“Fundamentos da Comunicação Humana” 2016

Colaboração artística na disciplina “Fundamentos da Comunicação Humana”, do curso de graduação em Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP, à convite do professor e artista Sérgio Roclaw Basbaum. Camila Venturelli fez uma colaboração artístico coreográfica durante o semestre, propondo exercícios e experimentos relacionados à sua pesquisa enquanto artista da dança em confluência com a pesquisa acadêmica de Basbaum. Este processo resultou na criação de diferentes glossários de gestos e está documentado no artigo “Linguagem em carne viva: corpo, percepção, linguagem (rumo a uma semântica aberta do gesto)” Basbaum, S. R. (2020). REVISTA POIÉSIS, 21(35), 297-324. https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.38644